- 11 de março de 2024
Heróis da Rua de Baixo
e Bel Aurora lançam Distante
Proximidade física não garante a afeição. Distante é um blues que retrata o momento no qual uma relação deve se transformar para resistir. É uma viagem para o infinito inalcançável dentro de si, que sofre no hiato até o outro. Ou é um fora muito bem adornado. Este dueto com Bel Aurora, que além de cantar também produz musicalmente a banda, é o terceiro e último single lançado pelos Heróis da Rua de Baixo antes da estreia do primeiro álbum da banda.
Bel Aurora é cantora, compositora, instrumentista (acordeom e teclas) e poeta. Em 2022, lançou seu álbum “A Metanoia”, produzido por Guilherme Kastrup e em 2021, lançou o EP de estreia “Mulher Ao Mar”, produzido por Bel Aurora e Aricas. Circula com shows autorais, parcerias e trabalha no próximo disco.
Em 2023, Bel Aurora iniciou um novo desafio com a produção musical do álbum Heróis da Rua de Baixo ou Desculpa pelo Rock, a ser lançado em abril de 2024 pelo selo Lyra Noise, da poeta, compositora e produtora Cris Rangel, criado em 2021 para celebrar a livre criação, hackear conhecimento e poesia no mercado da música independente.
O single Distante foi gravado no Estúdio Sinestesia por Gabriel Assad, quem também realizou a mixagem da faixa. A masterização foi feita por Felipe Kouznetz e a produção executiva por Mariana Zito.
Sobre a banda
Surgida em 2012, a banda de rock paulistana Heróis da Rua de Baixo se formou no Parque da Juventude, zona norte de São Paulo. Criada por estudantes de Design de Interiores da ETEC de Artes que cabulavam aula para tocar violão no parque e curtiam fazer mashups de músicas brasileiras com rock gringo, criando daí uma levada especial que continuam carregando em suas composições até hoje.
A banda é composta por quatro integrantes dispostos a salvar o mundo do tédio: Vinicius Marciano – o Super Greve – no vocal e guitarra e também nas composições, Dominique Aires – a Super Grave – no baixo, Lucas Chain – o Super Groove – na bateria e Caê Zamariola – o Super Guita – na guitarra.
O grupo compartilha de gostos heterogêneos e ecléticos. Cae é desenhista, multi instrumentista, e tem grande paixão por música brasileira; Chain é programador, assiste campeonatos de LoL e estuda teoria musical; já a Dominique é arquiteta e sustenta o alternativo da banda indo em vários shows gringos; e Vinicius é designer, músico, estuda editoração, tem um passado como ator e militante trotskista, escuta de quase tudo e assim escreve também.
Clássicos jovens adultos do século 21, cantando num mundo que pulsa freneticamente ao mesmo tempo que se acaba. A poesia entre os memes, violência, decepções amorosas, gatos, sexo, salário baixo (ou falta dele)… os Heróis salvam o mundo na medida que o registram e o contestam.
A banda vem ocupando casas de show e festivais de música independente de São Paulo e região como: Porão da Cerveja, Associação Cecília Cultural, A Porta Maldita, Festival Cruza, Spirogyra Festival, Picles, Festival Grave na Greve da USP entre outros.
Assista na íntegra o Show de lançamento de Monoaestéreo no YouTube:
Show de lançamento do single Monoaestéreo na Associação Cecilia Cultural
Serviço
Lançamento de Distante
Quando – 14 de março de 2024
Pré-save – https://lnk.fuga.com/heroisdaruadebaixo_distante
Ficha técnica da faixa Distante
Título: Distante
Composição: Vinicius Marciano
Guitarra solo: Cae Zamariola
Guitarra base: Vinicius Marciano
Sintetizadora: Bel Aurora
Baixo: Dominique Aires
Voz: Vinicius Marciano e Bel Aurora
Bateria: Lucas Chain
Produção musical: Bel Aurora
Assistente de produção musical: Luka Barone
Produção executiva: Mariana Zito
Assistente de produção executiva: Edu Marquioli
Arranjo e direção musical: Bel Aurora e Heróis da Rua de Baixo
Gravação: Estúdio Sinestesia em agosto de 2023, engenheiro de som: Gabriel Assad
Edição: Bel Aurora, Enrico Morello e Pedro Valdetaro
Mixagem: Gabriel Assad
Masterização: Felipe Kouznetz
Capa: desenho de Cae Zamariola e edição de Bárbara Catta
Selo: Lyra Noize
A&R: Cris Rangel